Blog

Voltar

5 curiosidades que você ainda não sabe sobre os gatos

Se você é tutor de um gatinho, já deve ter percebido que ele pode ter comportamentos bem peculiares. Contudo, se você não tem muito contato com os bichanos, ainda não deve saber algumas curiosidades sobre o animal.

Para que você fique ainda mais encantado com esse felino, separamos uma lista com cinco curiosidades que você com certeza não sabe sobre os gatos. Veja:

• Os bichanos não podem sentir o gosto de sabores doces. Isso acontece porque esses animais herdaram muito de sua natureza selvagem e, como sua dieta é composta basicamente por carne e por rações à base delas, os gatos não têm a necessidade de sentir outros sabores. Desse modo, essa questão pode ser explicada por uma questão evolutiva.

• Os gatos dormem, em média, dois terços do dia. Isso significa que a maioria dorme, aproximadamente, 16 horas por dia. Contudo, filhotes e gatinhos mais jovens podem chegar a dormir 20 horas todos os dias. Se o seu felino dorme bastante, não se preocupe: é perfeitamente normal. Note ainda que o animal não dorme por horas e horas, ele tira curtos e pequenos cochilos.

• A menor raça de gatos é conhecida como Singapura e os animais podem chegar a pesar somente 1,8 kg. Já a maior raça de gatos é a Maine Coon, em que os felinos podem chegar a pesar incríveis 12 kg.

• Os gatos gostam de afofar - ação conhecida como 'amassar pão' - em seus donos ou almofadas porque se sentem extremamente confortáveis. De acordo com especialistas, os animais fazem isso porque se lembram de quando eram filhotes e apertavam carinhosamente a barriga da mãe durante o aleitamento.

• A audição dos gatos é ainda melhor do que a dos cachorros. Isso porque os bichanos podem perceber sons com frequências ultrassônicas de até um milhão de hertz (Hz). Enquanto isso, os humanos compreendem sons com frequências entre 20 Hz e 20.000 Hz e o cachorros, entre 10 Hz e 40.000 Hz.

Você gostou de saber dessas curiosidades sobre os gatos? Continue a acompanhar nosso blog para mais conteúdos como esse!