Blog

Voltar

Carnaval Pet: saiba como aproveitar a folia com o bichinho

Confira dicas de como curtir o feriado sem prejudicar a saúde do animal.

O Carnaval é, sem dúvidas, a festa mais aguardada pelos brasileiros. O feriado é aguardado por muitos, já permite viagens, descanso e, é claro, muita folia! Do mesmo modo que os humanos, os pets também são afetados pelas comemorações festivas e, sejam eles cachorros, gatos ou outros animais, precisam de cuidados especiais em cada programação. Para que você saiba como tratar seu pet durante a folia, a SerPet preparou um guia. Veja:


Bloquinho já!

Os mais animados aguardam ansiosamente a chegada do Carnaval para correr para os bloquinhos de rua. Com isso, existem duas opções relacionadas aos pets: deixá-los em casa ou levá-los para a folia. Para cada situação o animal precisa de cuidados específicos. Se você quer realmente levar o pet para o bloquinho, precisa saber, antes de tudo, que essa não é a tarefa mais fácil. Isso porque essa é uma atitude que requer responsabilidade e atenção. 

Geralmente, os bloquinhos são ambientes muito cheios, movimentados e barulhentos, o que pode causar grande incômodo nos animais, especialmente nos cachorros. Por isso, a dica é não levar o animal para a folia, mesmo que pareça divertido. Quando estressados, os pets podem reagir de maneiras adversas, como mordendo ou até mesmo fugindo. Entretanto, se você quer assumir a responsabilidade e curtir a festa ao lado do seu melhor amigo animal, precisa seguir algumas recomendações básicas de segurança.

A primeira dica é sempre identificar o animal. Por isso, escolha uma coleira bem chamativa e coloque o nome do pet em evidência. Além disso, não se esqueça de colocar seus dados pessoais, como endereço e telefone. Outra dica importante é não levar o pet solto para o bloquinho: aposte na coleira e na guia para não perdê-lo em meio à multidão. 

Agora, se você decidir deixar seu pet em casa enquanto curte a folia, também precisa estar atento a alguns cuidados. Se você sabe que a festa vai durar um longo período de tempo, não deixe o pet sozinho em casa. Convide alguém para ficar com o animal ou deixe-o em um hotel especializado. Outro ponto importante é nunca se esquecer de deixar uma boa quantidade de água e de comida caso o pet sinta sede ou fome.


Vou viajar!

Se você vai viajar no Carnaval, tem duas escolhas: levar o pet junto ou deixá-lo sob os cuidados de um responsável. É importante lembrar que, em viagens de carro, o animal precisa de cuidados especiais, como alimentação e maneiras corretas de transporte. O ideal é transportar o animal em uma caixa ou com cintos especiais no automóvel, já que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) proíbe que o pet seja levado solto no veículo. Caso o motorista seja flagrado dirigindo com um animal solto no carro, pode ser penalizado com uma multa e até com a apreensão do veículo.

Além disso, em viagens muito longas, é recomendado usar calmantes naturais para que os animais durmam. Longos períodos na estrada podem cansar o pet e deixá-lo indisposto e de mau humor. Outro ponto importante é realizar uma parada a cada três horas para o pet descer do carro, comer e fazer suas necessidades fisiológicas.

Se você prefere viajar e deixar seu pet sob os cuidados de um responsável, a dica é buscar referências de profissionais ou locais capacitados. Para encontrar hoteis e babás de pet, basta realizar uma pesquisa na internet e verificar as opiniões de quem já contratou o serviço.