Blog

Voltar

Descubra como a audição canina funciona

Você, como tutor de um cachorro, já deve ter percebido que a audição do animal é bastante aguçada. Se um outro cachorro late a quilômetros de distância, seu pet ouve e, muitas vezes, até responde com um latido. Com essa situação habitual você já pode notar que a audição canina é muito melhor que a dos humanos, não é mesmo?! Mas será que você realmente sabe como ela funciona?

De acordo com pesquisas, os cães conseguem ouvir sons a distâncias quatro vezes maiores do que seus tutores. Isso acontece porque os cães - apesar de terem um sistema auditivo semelhante ao nosso - podem perceber sons com frequência entre 10 Hz e 40 mil Hz, enquanto os humanos escutam apenas a frequência entre 20 Hz e 20 mil Hz.

Esse dado significa que sons com frequências maiores do que 20 mil Hz não podem ser ouvidos pelos seres humanos, mas com certeza serão captados pelo seu melhor amigo canino. Essa é a explicação do porquê os cães ficam tão incomodados com barulhos altos, como o de rojões, de fogos de artifício e até de trovões.

Até mesmo sons do dia a dia podem incomodar o pet, como o barulho de britadeiras e de trens. Além de causar desconforto, podem gerar danos físicos ao aparelho auditivo e também danos psicológicos, como estresse, medo e ataques de pânico.

Quais são os cuidados necessários?

Muitos cachorros podem perder a audição gradativamente ao serem expostos a barulhos excessivos. Contudo, a causa mais comum de surdez são as doenças auditivas não tratadas, como otites e demais infecções. Para que tudo fique bem, não deixe as orelhas do animal molhadas após banhos e brincadeiras.

Além disso, procure sempre observar as orelhas e, se notar algo incomum, leve seu melhor amigo de quatro patas imediatamente ao veterinário.