Não é segredo que os bichanos gostam de seguir uma rotina. Por isso, o isolamento social em decorrência do novo coronavírus pode alterar o cotidiano dos felinos, uma vez que há mais pessoas na casa durante mais tempo. A movimentação e o barulho na residência podem incomodar os gatos, especialmente porque esses animais gostam bastante de dormir boa parte do dia.
Para amenizar a ansiedade e o eventual estresse no bichano, é recomendado que o tutor - ou tutores - dedique um tempo para entreter o animal com brinquedos e brincadeiras. Objetos simples, como caixas de papelão e arranhadores já são suficientes para melhorar o humor do felino.
Outro fator que pode incomodar bastante os gatos são as brincadeiras com as crianças, uma vez que elas não têm a percepção de que os animais não se sentem confortáveis com manipulação excessiva. Para que o animal não fique estressado e desconfortável, o melhor é observar o comportamento das crianças na presença do felino e impor limites, bem como explicar a elas que o animal pode não gostar de determinadas atitudes.
Uma medida importante que também pode ajudar é colocar o gato em um cômodo da casa sozinho por um determinado período do dia. É preciso lembrar que o lugar deve ser amplo e silencioso, bem como conter um espaço para que o bichano tome sol.
Por último, mas não menos importante, a dica de ouro: tente mudar a rotina do felino o mínimo possível. Por isso, se ele está acostumado a ficar sozinho durante o dia, não o surpreenda com brincadeiras o tempo todo. Além disso, é importante não trocar as vasilhas de ração e de água do lugar. É preciso lembrar que os gatos são animais metódicos e mudanças na rotina podem deixá-los incomodados e estressados.
Siga essas dicas para que seu bichano tenha mais saúde e bem-estar durante o isolamento social!