Blog

Voltar

Os cães conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes do que o ser humano.

Apesar de ser bem parecido com o do ser humano, o aparelho auditivo dos cachorros tem um diferencial que o torna potente: os músculos da orelha.

Os cães possuem uma capacidade auditiva muito mais aguçada que a dos seres humanos. O ouvido humano é capaz de perceber sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz. Já o ouvido canino é capaz de ouvir sons na faixa de 10 Hz a 40.000 Hz. Além disso, os cachorros conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano.

Esse é um dos motivos pelos quais os rojões incomodam tanto os amigos caninos. Por isso, é importante se atentar às datas comemorativas em que se soltam fogos de artifício, pois os cães se assustam bastante com barulhos altos. A exposição contínua ou repentina a barulhos muito altos é um dos motivos que podem acarretar na perda gradativa da audição nos cães.

O aparelho auditivo dos cachorros é anatomicamente parecido com o dos seres humanos. A diferença está na parte de fora: a orelha canina conta com cerca de 18 músculos que permitem o cachorro movimentá-la a fim de encontrar a melhor posição para captar sons.

Não esqueça de sempre prestar atenção na audição de seu cachorro - caso ele comece a não identificar sons que está acostumado a ouvir, entenda como um sinal que pode haver perda da sensibilidade auditiva deles. Sempre leve o seu pet para check-ups pelo menos uma vez por ano!