Blog

Voltar

Saiba quais são os benefícios de uma alimentação saudável para o seu cachorro

Muitos tutores têm consciência de que uma alimentação balanceada e adequada é importante para a saúde e para a qualidade de vida de um cachorro. Contudo, também existem donos que ficam confusos com a definição de alimentação saudável e, por isso, podem não se atentar devidamente à escolha das rações. Como a preocupação com a nutrição dos animais é essencial para uma boa saúde, o tutor precisa saber o que seu melhor amigo deve consumir em casa fase da vida.

Assim como os humanos, os cachorros passam por diversas fases na vida e a alimentação varia em casa uma delas. Isso porque a necessidade nutricional do cão é alterada de acordo com a evolução e com o crescimento.

Quando animal ainda é filhote e está no começo da vida, é normal que exista um alto nível de energia no organismo. Espertos, agitados e curiosos, os filhotes precisam dessa energia para explorar o mundo e aprender novas habilidades. Diante dessa característica, é preciso que a ração do cãozinho seja feita especialmente para essa faixa etária, já que alimentos para filhotes costumam ter mais nutrientes geradores de energia.

Os cães adultos, por outro lado, são menos agitados que os filhotes - claro que existem exceções. Devido ao menor gasto energético ao longo do dia, cachorros em idade adulta devem consumir uma ração especial, com foco nos benefícios para a saúde a longo prazo e na produção de energia suficiente para a faixa etária.

Já os cães idosos possuem necessidades nutricionais mais específicas. Rações desenvolvidas especialmente para cães mais velhos possuem altos níveis de vitaminas e minerais que vão garantir mais saúde e qualidade de vida ao longo do tempo. É importante lembrar que, nessa idade, os cães devem ir com mais frequência ao veterinário. O profissional vai auxiliar o tutor na escolha da alimentação correta, já que cães idosos também têm maiores chances de desenvolver obesidade.

Os benefícios da alimentação equilibrada e correta incluem:

• Pele mais saudável;

• Menor ocorrência de alergias;

• Pelos mais macios, bonitos e brilhosos;

• Manutenção do peso ideal;

• Saúde digestiva e bucal;

• Qualidade de vida;

• Longevidade.

Ao conhecer todos os benefícios da escolha correta das rações, os tutores podem, ainda, apresentar uma dúvida: como saber qual alimento é o mais indicado para o animal? De fato, existem milhares de rações no mercado e alguns tipos são recomendados, enquanto outros devem ser evitados.

As rações populares configuram o tipo mais comum no mercado. Contudo, não são recomendadas para a correta alimentação dos cachorros. Encontradas a granel em mercados, feiras e casas de rações, são produzidas com ingredientes não selecionados que, muitas vezes, são subprodutos de rações mais caras e mais adequadas. O tipo não é indicado porque não existe preocupação com as necessidades nutricionais dos cães.

As rações standard são melhores que as populares, mas ainda não são ideias para quem busca alimentação correta para os animais. Como muitos tutores não possuem condições financeiras de arcar com os custos de rações mais caras, as standard são as mais consumidas no mercado e apresentam um valor nutricional médio.

Já as rações premium são, entre todas, o segundo tipo mais indicado. Com alto valor nutricional, esses alimentos são produzidos especialmente para cada fase da vida do animal. Geralmente o tutor não precisa se preocupar em oferecer outros alimentos ao cachorro, já que a ração possui todos os nutrientes necessários.

No topo do pódio das melhores rações estão as do tipo super premium. As qualidades desses alimentos são as mesmas apresentadas pelas rações premium, mas ainda melhores! Com ingredientes altamente selecionados e fórmulas exclusivas que dependem da marca, as ações super premium garantem saúde, qualidade de vida e longevidade para o animal.

A SerPet é especialista no desenvolvimento de rações Premium, Premium Especial e Super Premium. A PerCane pertence à linha Super Premium e garante ao seu pet todos os benefícios de uma alimentação correta, balanceada e saudável. Em nosso site você pode conferir todos os produtos e escolher qual combina mais com você e com o seu melhor amigo!