Quando falamos em adestramento de cães, no que você pensa? Certamente em truques como sentar, deitar, rolar e dar a patinha. Contudo, adestrar um animal vai muito além dessas ações. O principal objetivo do adestramento de cachorros é educá-los, assim como educar o tutor, que precisa estar preparado para lidar com algumas situações. No processo, os cães precisam aprender a obedecer e os tutores, a ter autoridade respeitosa com os animais.
Se o seu cachorro apresenta alguns maus comportamentos, a boa notícia é que todos podem ser corrigidos em qualquer idade. A única diferença é que, quanto mais velho o animal for, mais dedicação o tutor precisará ter.
Alguns comportamentos são normais dos cachorros, como latir e rosnar, mas podem ser problemáticos quando acontecem em excesso. Para que você saiba se seu pet precisa de adestramento, listamos abaixo três sinais. Veja:
Agressividade
Se o cão é agressivo com pessoas ou com outros cachorros, o problema é bastante sério e exige muita atenção do tutor. Caso o animal ataque ou morda alguém, as consequências podem ser gravíssimas. A agressividade é o sinal mais evidente de que seu cão precisa de adestramento. Por isso, ao notar que o comportamento não pode ser controlado em casa, busque a ajuda de um profissional.
Perseguir o próprio rabo
Muitos cachorros têm o costume de perseguir o próprio rabo. Apesar de muitos tutores considerarem a ação fofa e até engraçada, o sinal indica que algum problema existe e o animal está buscando a solução, porém não consegue encontrá-la. Muitas vezes, esse comportamento pode significar que o cachorro está entediado ou se sentindo sozinho. Nestes casos, os tutores precisam dar uma atenção especial ao pet. Contudo, se esse não for o problema, é necessário procurar um adestrador.
Destruição de móveis e objetos
Quando filhotes, é normal que os cachorros destruam móveis e objetos por não saberem como se comportar corretamente. Contudo, com o passar do tempo, os animais devem aprender que essas ações não são adequadas. Se, mesmo após as correções e broncas, o cachorro continuar a destruir e mastigar móveis, sapatos e outros objetos, é necessário buscar a ajuda de um profissional, uma vez que o problema pode ser maior do que se pensa.