Blog

Voltar

Unhas de gato: tudo que você precisa saber sobre as garras dos bichanos

Os gatos são arranhadores natos e essa característica tem relação com o instinto. Saiba mais sobre esse comportamento dos felinos!

Os gatos são arranhadores natos e, por isso, as unhas são parte importante do desenvolvimento do felino. Muitos donos de gatos costumam reclamar dos estragos causados pelas famosas garras, mas é preciso lembrar que as unhas dos animais devem estar sempre bem cuidadas e limpas. Apesar da importância, será que você sabe qual é a função das garras? Ou como cuidar delas? Para que você cuide bem da saúde do seu gatinho, a SerPet vai responder todas essas dúvidas. Veja:


Para que servem as unhas dos gatos?

As unhas são fundamentais para os felinos, já que são indispensáveis para o equilíbrio e para a mobilidade do pet. Elas são importantes, por exemplo, nos atos de pular e escalar. As garras dos gatos são formadas por queratina e são retráteis, ou seja, ficam escondidas e aparecem apenas quando há algum estímulo. Como as garras são fundamentais para os gatos, é importante que você, tutor, não impeça o instinto de arranhar do felino. Ao invés de inibir o comportamento, tente encontrar alternativas, como instalar protetores e arranhadores pela casa. Vale lembrar que, ao arranhar objetos, o gato alivia o estresse e o nervosismo.


Arranhar é natural!

O ato de arranhar objetos é natural e faz parte do instinto dos felinos. Ao usar as unhas, o gato demarca território, já que existem glândulas nas patas que liberam um odor característico da espécie. Além do instinto, existe outro fator que pode estimular o comportamento nos pets: o tédio. Muitos gatinhos possuem uma personalidade agitada e, quando sem atividades, ficam entediados e buscam algo para arranhar. Para resolver esse problema, disponibilize um espaço e brinquedos especiais para a diversão do seu felino.


Quais cuidados ter com as garras?

Assim como nos humanos, as unhas dos gatos crescem constantemente. Por isso, não é incomum que as garras cresçam ao ponto de incomodar os felinos. Quando muito compridas, podem se curvar, o que compromete a mobilidade e o equilíbrio do gato. Para que esse problema não ocorra, médicos veterinários recomendam que as unhas dos gatinhos sejam aparadas a cada duas semanas. O ideal é que esse corte seja realizado com a ajuda de um profissional, mas todos sabem que nem sempre é possível. Por isso, você precisa se preparar para realizar a atividade sozinho. 


Como cortar as unhas do gato em casa?

O primeiro passo para ter sucesso no corte das unhas do gato em casa é acostumar o felino desde filhote. Mesmo que aparar as garras não seja necessário desde tão cedo, acostumar o gatinho desde novo é importante para que o pet se acostume e não se assuste. Além de acostumar o gato desde cedo, é importante usar o cortador adequado para os felinos. Por isso, nada de cortar as unhas do gato com cortador para humanos!

Posteriormente, você precisa encontrar a posição correta e confortável para aparar as garras do gato. Uma boa dica é escolher um momento tranquilo para o pet, como a hora da soneca. Depois de encontrar o momento e a posição certa, é necessário pressionar as almofadinhas das patas, já que isso faz com que as unhas apareçam. 

Para cortar as unhas, é necessário estar sempre atento ao ângulo de corte: 45º. Além disso, é preciso prestar atenção no tecido rosado das patinhas. Depois que finalizar o corte, não se esqueça de agradar seu bichinho com petiscos ou brinquedos. Uma recompensa mostra ao felino que aquela atividade é benéfica para ele.