Blog

Voltar

Veja 3 dicas para cuidar do seu pet no outono

A chegada do outono traz mudanças ao clima, como temperaturas mais baixas, dias mais curtos e quedas na umidade do ar. Tantas alterações podem causar desconfortos tanto em humanos quanto nos pets, que estavam acostumados ao verão. 

É comum que, no outono, cachorros e gatos sofram mais com doenças respiratórias, principalmente. Pesquisas mostram que os atendimentos veterinários crescem até 30% nesse período. Diante disso, é preciso que os tutores estejam bastante atentos aos cuidados necessários a cães e gatos na nova estação.

Para que você zele pela saúde e pelo bem-estar do seu melhor amigo no outono, seguem alguns alertas e dicas:

Doenças respiratórias

O clima mais fresco é propício para o aparecimento de doenças respiratórias nos pets. Os sintomas dessas enfermidades são semelhantes aos que ocorrem nos seres humanos, como febre, tosse, espirros e secreção nasal. Para que seu pet tenha menos chances de sofrer com as doenças respiratórias, evite expô-lo ao vento frio. Além disso, é importante levar o pet ao veterinário assim que os primeiro sintomas forem percebidos, uma vez que a doença pode se agravar com o tempo e trazer consequências mais sérias à saúde do animal.

Carrapatos

Com as pastagens mais secas em campos e praças, é comum que as populações de carrapato aumentem no outono. A principal dica para evitar que cachorros e gatos sejam contaminados pelos carrapatos é evitar levá-los para passeios em campos abertos. Além disso, é preciso lembrar que a pandemia do novo coronavírus impôs medidas de segurança que incluem não levar o animal para passear em espaços públicos durante a quarentena.

Cuidado com os olhos

É importante que os tutores fiquem atentos à saúde ocular dos pets em todas as estações, mas os cuidados devem ser reforçados no outono. Com a queda das temperaturas e da umidade do ar - o que deixa o tempo mais seco -, é comum que os animais passem a produzir menos lágrimas. Com menor lubrificação nos olhos, cachorros e gatos ficam mais expostos à poluição e à contaminação por vírus e bactérias.

Não deixe de cuidar de seu melhor amigo nessa estação. Fique atento aos cuidados e dicas e garanta que a saúde e o bem-estar de seu cachorro ou gato!