Blog

Voltar

Veja como manter os pets ativos e saudáveis durante o isolamento social

Os pets demandam cuidados diários e muitos tutores já estão cientes disso. Manter o acesso ilimitado à água, assegurar uma alimentação nutritiva e saborosa e prezar por uma boa rotina de exercícios estão entre as obrigações dos donos com seus melhores amigos animais. Entretanto, em tempos de pandemia do novo coronavírus, novos cuidados se fazem necessários e alguns tutores podem não saber o que fazer para manter a qualidade de vida do pet dentro de casa.

Para os cães, o ideal é que eles pratiquem exercícios físicos duas vezes ao dia. Claro que há dias em que não é necessário a prática, mas não pode-se esquecer que praticar atividade física contribui para a saúde e para o bem-estar dos amigos caninos. Por isso, é preciso respeitar os limites, as características e as condições do animal, como raça, tamanho e idade.

Apesar do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) afirmar que é possível realizar passeios de curta duração com os cães em ambientes externos, o recomendável no momento é que as pessoas saiam o mínimo possível de suas casas. Por isso, evite passeios com os cachorros ao ar livre, já que isso representa uma atitude de risco para todos os moradores da casa. Mesmo não sendo contaminado pelo vírus, os cachorros podem entrar em contato com o microrganismo e levá-lo nos pelos e nas patas para dentro do ambiente doméstico.

Ainda sobre os cachorros, é preciso que os tutores tenham criatividade para encontrar novas e divertidas brincadeiras. Brinquedos e objetos do dia a dia podem ser boas alternativas para mudar a rotina de atividades dos amigos caninos.

Por último, mas não menos importante, é aconselhável que o tutor realize exercícios de agilidade e obediência com o cão, para que o animal possa ficar mais educado e com maior vínculo com os humanos.

Diferente dos cachorros, os gatos não gostam de alterações na rotina e preferem o silêncio e ambientes pouco movimentados. Por isso, a primeira dica é que os tutores tentem interferir o mínimo possível na rotina dos bichanos.

Entretanto, é possível destinar uma hora do dia para brincar com o gato. Afinal, é necessário que o felino se exercite para seu próprio bem-estar e saúde. Nesses momentos, os tutores podem apostar em brincadeiras voltadas ao instinto natural dos felinos, como a caça. Perceba: gatos gostam de se esconder e 'atacar' o brinquedo. Por isso, invista nessas brincadeiras!

Além disso, os gatos preferem brincar sozinhos. Bolinhas, caixas de papelão e novelos de lã são boas opções de brinquedo para que o bichano se divirta sozinho e, por consequência, se exercite. Vale lembrar que os felinos se entediam facilmente e, assim, é preciso que o tutor deixe sempre mais de uma opção de brinquedo disponível.