Passear com o cachorro durante o distanciamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) exige uma variedade de cuidados com você e com o animal. Para a prevenção do novo coronavírus, os órgãos de saúde recomendam manter distância de, pelo menos, 1,5 metro de outras pessoas, bem como o uso da máscara e do álcool em gel nas mãos.
Muitos tutores podem pensar que a melhor opção é suspender o passeio. Contudo, o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) recomenda que os passeios continuem a ser realizados. Mesmo assim, estabelece que sejam feitos em lugares abertos e sem aglomerações. Isso porque, por mais que o animal não seja contaminado pelo vírus, o tutor pode ser. Além disso, sabe-se que os cachorros podem levar o vírus para dentro de casa nos pelos e também nas patinhas.
Diante desse cenário, o tutor precisa se atentar à higienização dos coxins - as almofadinhas das patas -, já que o animal entra em contato com muitos microrganismos ao caminhar pelas ruas. Mais do que as patas, é importante que você higienize os pelos, especialmente os que se encontram próximos à região da boca.
Como higienizar as patas dos cachorros após o passeio?
Muitos tutores têm dúvidas sobre como a higienização deve ser feita. É necessário usar álcool em gel? Quem sabe água e vinagre? Ou apenas água com sabão?
Primeiramente, é preciso lembrar que muitos produtos de limpeza são tóxicos para o cachorro, então não devem ser usados para a limpeza dos coxins. Por isso, o álcool em gel não é recomendado. Além de poder causar alergias no animal, pode intoxicá-lo caso ele leve as patinhas até à boca.
Todos sabem que a mistura de água e sabão é eficaz no combate ao coronavírus. Com os pets não é diferente. Para a higienização, basta lavar os coxins com água morna e com sabão, que pode ser um sabonete neutro ou um shampoo infantil - que não agride os olhos. Higienize o local por cerca de 30 segundos e enxágue bem. Para finalizar, seque com uma toalha.
Lembrete: nunca seque as patinhas dos cachorros com o secador de cabelos, pois o excesso de calor pode queimar os coxins.