Blog

Voltar

Você sabia que os movimentos do rabo do cachorro demonstram mais que alegria?

O rabo dos cachorros é, fisicamente, a continuação da coluna vertebral e, por isso, auxilia na manutenção do equilíbrio do animal. Entretanto, essa não é a única função da cauda, que também serve para a comunicação dos cachorros.

Para se relacionar com outros cães, o animal pode espalhar ou esconder feromônios - que estão presentes em glândulas próximas ao ânus dos cães - por meio do rabo. Os feromônios são substâncias que permitem que animais da mesma espécie se comuniquem e tenham reações diversas, como estímulos sexuais, de alerta e outros.

Além de auxiliar na interação com outros cães, o rabo dos cachorros servem para promover comunicação entre os animais e os humanos. A cauda estabelece um meio de comunicação além da voz, pelo qual os cachorros podem demonstrar emoções variadas, como alegria, medo, frustração, agressividade, raiva e muitas outras.

É comum que as pessoas pensem que o balançar do rabo signifique apenas alegria, mas não é bem assim! Cada movimento possui um significado e mostra uma emoção sentida e demonstrada pelo animal. Veja algumas situações comuns:

• Quando o rabo está posicionado para cima e parado, enquanto o cachorro está com a atenção fixa em algum lugar, significa que o animal está atento a alguma coisa. Por outro lado, se a cauda estiver para cima enquanto balança, mostra que o cão está alegre e feliz. Agora, se os balanços forem laterais e exageros, ele está querendo que sua presença seja notada pelos humanos.

• Quando o animal movimenta o rabo entre as pernas, indica que está sentindo insegurança ou indecisão. Quando a cauda está entre as pernas, porém parada, mostra que o cãozinho está com medo.

• Quando o rabo está parado na horizontal ou levemente levantado, indica que o cachorro está agressivo. Do mesmo modo, se estiver imóvel e baixo, mostra que o animal está extremamente irritado e pode estar se preparando para atacar.

Agora que você sabe que o rabo de seu cachorro pode indicar muito mais que alegria, preste atenção no que seu animalzinho quer te dizer!