Blog

Voltar

4 dicas para manter seu gato confortável no calor

Os dias estão cada vez mais quentes e os bichinhos são os que mais sofrem com o clima. Ao contrário dos cães, que ficam ofegantes ao sentir calor, os gatos mostram de forma mais sutil que não estão confortáveis com a temperatura, se lambem mais que o habitual para refrescar os pelos, ficam em locais mais frescos da casa ou na frente do ventilador. Cuidar dos gatos no calor é fundamental para preservar a saúde do animal. Pensando em te ajudar, separamos 4 dicas para deixar seu pet mais confortável durante o período. Veja só!

- Fique sempre de olho nos potes de água do seu bichinho. Substitua sempre que possível para incentivá-lo a beber mais. E distribua as tigelas ao redor da casa para garantir que esteja em fácil acesso. Caso o seu gatinho não tome água com facilidade, considere investir em uma fonte. Além de renovar a todo momento, elas deixam a água sempre fresca, evitando que esquente mais rápido;

- Encha um balão com água e congele, em seguida pegue uma toalha e coloque no chão com o gelo para que o bichano se aproxime quando estiver com muito calor. Garantindo que o ambiente fique mais fresco, utilize ventiladores, climatizadores ou ar condicionado para ajudar a climatizar o ambiente. 

- Escove o seu gato com frequência para eliminar os excessos de pelos e ajudar a manter o gato fresquinho. Considere também pegar um pano úmido para acariciá-lo com ele. Grande parte dos gatos não se importa com um pouco de umidade em sua pelagem.

- Coloque os sachês de gato na geladeira e ofereça para o bichinho. Além de refrescar, o líquido que tem no petisco também hidrata.

Fique atento! Em casos de calor extremo, os bichanos podem sofrer de hipertermia (aumento da temperatura corporal), que pode levá-lo à morte em poucas horas. Os sinais mais comuns desse quadro são ofegação (respiração rápida com a boca aberta), vômito, desorientação, salivação excessiva, mucosas congestionadas, arritmias cardíacas, diarreia e até convulsões. Caso isso aconteça, resfrie o animal, borrife água no dorso e nas patas, não deixe entrar água em sua boca ou nariz. Faça compressa fria na cabeça dele para baixar a temperatura corporal. Se o gato ficar ofegante, a dica é enrolá-lo em uma toalha molhada com água fria, deixando-o por um tempo em frente a um ar-condicionado ou ventilador. Assim que o bichinho se recuperar, dê água fresca e procure atendimento veterinário imediatamente.


Gostou das dicas que separamos para você? Conheça mais sobre a SerPet Nutrition  clicando na aba Sobre