Blog

Voltar

Gatos: como evitar as bolas de pelo?

Os gatos passam boa parte do dia se limpando, o que traz vantagens e desvantagens para os felinos. Se por um lado os bichanos são extremamente limpos, o hábito pode fazer com que os animais engulam muitos pelos, os quais são arrancados por sua língua áspera. O fato de os gatos engolirem os pelos causa a formação das bolas de pelo, que são expelidas pelos felinos, o que muitos tutores veem com naturalidade. Contudo, também existem aqueles que ficam assustados e se sentem incomodados.

Apesar de bastante comuns na rotina dos gatos, as bolas de pelo podem trazer problemas para o animal, especialmente se são formadas com frequência e se não são expelidas de forma correta e natural. Em situações normais, é essencial que todo o pelo engolido seja expelido pelos gatos e é comum que algumas saíam pelas fezes. Contudo, é comum que algumas bolas sejam expelidas via oral até uma vez por semana quando o animal tem pelos longos ou em épocas de troca de pelo.

A preocupação com as bolas de pelo devem surgir quando os pelos não são expelidos e se acumulam no intestino, o que pode ser percebido com os seguintes sinais:

• Vômitos;

• Desconfortos na região abdominal;

• Falta de apetite.

Esses sintomas devem ser motivo de alerta e, por isso, assim que notados, o tutor deve levar o gato até o médico-veterinário para uma avaliação clínica. Em casos mais graves, por exemplo, é necessário realizar a remoção da bola de pelos por meio de uma cirurgia.

Apesar de serem naturais dos hábitos de higiene dos gatos, as bolas de pelo podem ser evitadas. Nesse sentido, é possível que o tutor dê uma mãozinha ao seu melhor amigo. Veja abaixo como ajudar seu gatinho a evitar as bolas de pelo:

• Escove seu gato semanalmente e, preferencialmente, desde o nascimento ou adoção. Com a escovação, muitos pelos caem e, assim, há menor probabilidade da formação de bolas de pelo;

• Mantenha o felino sempre hidratado e alimentado com rações de qualidade. Alimentos ricos em nutrientes auxiliam na digestão e garantem mais saúde ao animal;

• Brinque com o animal com frequência, já que, ao se movimentar, os gatos apresentam melhora no funcionamento do intestino;

• Mantenha uma rotina de visitas ao médico-veterinário. Em casos de problemas com bolas de pelo, por exemplo, será possível resolver o problema do gato junto ao profissional.

Para garantir a melhor digestão do seu animal, invista em rações com ingredientes e nutrientes selecionados. Os alimentos das linhas SerPet contam vitaminas e minerais que auxiliam no funcionamento do organismo de cachorros e gatos. Conheça nossos produtos e escolha o que mais de encaixa no perfil do seu melhor amigo!