Blog

Voltar

Saiba quais são os sinais de que seu cachorro precisa de adestramento

Quando falamos em adestramento de cães, no que você pensa? Certamente em truques como sentar, deitar, rolar e dar a patinha. Contudo, adestrar um animal vai muito além dessas ações. O principal objetivo do adestramento de cachorros é educá-los, assim como educar o tutor, que precisa estar preparado para lidar com algumas situações. No processo, os cães precisam aprender a obedecer e os tutores, a ter autoridade respeitosa com os animais.

Se o seu cachorro apresenta alguns maus comportamentos, a boa notícia é que todos podem ser corrigidos em qualquer idade. A única diferença é que, quanto mais velho o animal for, mais dedicação o tutor precisará ter.

Alguns comportamentos são normais dos cachorros, como latir e rosnar, mas podem ser problemáticos quando acontecem em excesso. Para que você saiba se seu pet precisa de adestramento, listamos abaixo três sinais. Veja:

Agressividade

Se o cão é agressivo com pessoas ou com outros cachorros, o problema é bastante sério e exige muita atenção do tutor. Caso o animal ataque ou morda alguém, as consequências podem ser gravíssimas. A agressividade é o sinal mais evidente de que seu cão precisa de adestramento. Por isso, ao notar que o comportamento não pode ser controlado em casa, busque a ajuda de um profissional.

Perseguir o próprio rabo

Muitos cachorros têm o costume de perseguir o próprio rabo. Apesar de muitos tutores considerarem a ação fofa e até engraçada, o sinal indica que algum problema existe e o animal está buscando a solução, porém não consegue encontrá-la. Muitas vezes, esse comportamento pode significar que o cachorro está entediado ou se sentindo sozinho. Nestes casos, os tutores precisam dar uma atenção especial ao pet. Contudo, se esse não for o problema, é necessário procurar um adestrador.

Destruição de móveis e objetos

Quando filhotes, é normal que os cachorros destruam móveis e objetos por não saberem como se comportar corretamente. Contudo, com o passar do tempo, os animais devem aprender que essas ações não são adequadas. Se, mesmo após as correções e broncas, o cachorro continuar a destruir e mastigar móveis, sapatos e outros objetos, é necessário buscar a ajuda de um profissional, uma vez que o problema pode ser maior do que se pensa.