Blog

Voltar

Será que seu cachorro sente ciúmes?

Você já parou para pensar se o seu cachorro sente mesmo ciúmes? Se você tem essa dúvida, a resposta é sim, eles sentem ciúmes e esse sentimento é mais comum do que se imagina.

O cachorro ciumento pode apresentar alguns sintomas como agressividade, isolamento e pode até destruir objetos para chamar a atenção.

Mas porque ele sente ciúmes?

Segundo especialistas, os doguinhos podem desenvolver o sentimento por vários motivos ou acontecimentos, como um novo pet no lar, o nascimento de um bebê, entre outros. Mas de uma forma mais resumida, o ciúmes deles se baseia no medo de perder suas relações afetivas.

Como identificar se o seu cachorro está com ciúmes?

Os cachorros, diferente dos humanos, não conseguem esconder seus sentimentos. Por isso, se ele estiver com ciúmes, possivelmente deixará isso muito explícito para você. Uma série de mudanças de comportamentos repentinas pode indicar o surgimento de um quadro de ciúmes. Dentre elas, podemos citar:

- Comportamento agressivo: Se mostrar irritado ao aparecer uma nova pessoa ou bicho de estimação na casa, ficando agressivo até mesmo com o tutor.

- Xixi no lugar errado: Como uma forma de chamar a atenção, o cachorro começa a marcar seu território em diferentes lugares.

- Latidos sem motivos: Eles usam do latido para também chamar atenção do seu dono, principalmente quando está interagindo com outro pet ou até mesmo pessoas.

- Comporta-se de maneira obsessiva e super protetora com a pessoa no qual sente ciúmes, a seguindo para toda parte.

Como educar um cachorro ciumento?

- Imponha autoridade no pet sem gritar e sem utilizar a violência, isso só vai piorar a situação.

- Mostre para ele a hierarquia da casa, sendo você o que ocupa o primeiro lugar e ele o último.

- Acostume o cão a conviver com outros animais desde filhote.


Cuide de seu pet e ensine que, na relação de amor, sentimentos de ciúmes nunca são bem-vindos!